Texto perfil para a materia de Introdução ao Jornalismo


Abro meu álbum de fotografia, e vejo cenas que marcaram minha vida. Momentos que passei no interior andando a cavalo, momentos de inocência que vivi no colégio católico, onde estudei toda minha infância; e momentos de grande descobertas sobre o mundo, quando conheci amigos mais ´´radicais``. Eu passei por diversas situações, diversas mutações, mas nada, até então, foi o suficiente para me tornar, talvez, uma pessoa melhor, e tenho certeza de que enquanto eu existir viverei variadas estações.
Seria muito mais fácil falar adjetivos que vejo em mim, mas não quero me limitar, então ficarei a lembrar do momento de maior mudança de toda a minha vida até então vivida, e com a qual aprendo constantemente a lidar com uma das maiores dores que até então conheci, a saudade. Lembro que meu mês de dezembro, em Aracaju, foi muito divertido, passava todos os dias com amigos, estávamos em uma triste contagem regressiva em relação à minha partida. Certa vez estávamos em um parque e conversávamos, eu sai de perto do grupo, subi em um brinquedo que era alto, de lá de cima fiquei olhando os meus amigos entre si e pensei: ´´ As coisas serão assim quando eu não estiver mais por perto. `` Olhava para todos e até hoje lembro-me de cada detalhe, de cada movimento e das manias de cada um. Passamos o Natal juntos, ano novo sorrindo e chorando, noites entregues às conversas em botecos, dias ensolarados na beira do mar, mas tudo isso acabou, no dia 4 de Janeiro eu parti.
Lembro que na BR olhava para todos os cantos e me sentia meio perdido: ´´Para onde estou indo? Porque eu escolhi isso?`` Na verdade, o que muitos não sabem, é que desde o dia que fui para o Intercom e conheci milhares de pessoas de outros estados me veio à cabeça a vontade de mudar, de crescer, comecei a pensar maior e descobri que Aracaju era pequeno demais para mim, então fiquei decidido que não queria mais morar em Aracaju. Escolher Vila Velha para morar foi pura coincidência, pois à princípio pensei em me mudar para Campinas, mas no trabalho do meu pai, Petrobrás, cogitaram a possibilidade dele ser transferido para o ES, então decidimos adiantar a mudança para Vila Velha, mas no final das contas, depois que nos mudamos, meu pai descobriu que os boatos não passaram de boatos.
O mês de Janeiro foi tenso, de tudo um pouco se passou na minha cabeça, principalmente a vontade de voltar para casa, mas a todo momento resisti e pensei o que seria melhor para mim. Aos poucos fui fazendo amizades, conhecendo a cidade, os costumes ainda estão se familiarizando, por causa do choque com os meus, mas aos poucos vou assimilando. Hoje eu fico me assistindo, e percebo como tudo mudou, comecei a estagiar na universidade, tenho que estudar, terei que pagar contas, cuidar do irmão mais novo, levar minha mãe nos lugares e guardar dentro do peito a saudade do meu pai, já que o vejo só de dois em dois meses, e minha irmã mais velha de ano em ano.
No estagio eu fico penso mil coisas, principalmente como tudo começou, lembro que na adolescência minha paixão era escrever poemas e comecei a participar de uns concursos entre colégios, desde então minha paixão pela escrita foi crescendo. Ano passado, quando entrei na universidade, fui notando o quanto gostava do curso e fui descobrindo, também, minha paixão por cinema. Hoje penso em, um dia, tentar conciliar os dois, mas jornalismo tem mais prioridade, se tornou uma paixão.
Espero muito que 2009 seja um ano bom para todos e para mim também, que em 2010 eu esteja vivo para refletir sobre um novo ano que estaria por vir e que pode me proporcionar mais mudança. Quando chegar o próximo ano quero conseguir olhar para trás e dizer: Graças à Deus.

Comentários

  1. Agora sei um pouquinho mais sobre o Sam :D

    ResponderExcluir
  2. Por toda dor que a saudade fincou aí, eu agradeço a sua vinda. :)

    ps.: sou eu, a frase final que é de outra.

    ResponderExcluir
  3. Hummm... o que dizer?
    Sabe a cena de ver seus amigos de longe e imaginar q vai ser daquele jeito quando você for? Passei por isso duas vezes... ew doloroso..
    Mas sabe quando você volta e vê que realmente tudo se adaptou muito bem sem vc... é uma dor ainda maior.. =p

    ResponderExcluir
  4. GEZUUUISS!!
    Sanmy, pelo amor de Deus, eu ADOREI esse texto... I don't know why, talvez porque tenha ficado tão sincero! :) Enfim, mais do que qualquer outro... Esse ficou TOP!

    kisscallme ;*

    ResponderExcluir
  5. E como um filme, todas as cenas daquele dezembro e de meses outros passam diante de meus olhos cerrados, e cheios d´água... As fotos presas no quandro imortalizam todos aqueles momentos, mas sem duvida o que mais marca é a saudade que tenho deles...

    Grande abraço meu amigo. Texto perfeito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas